segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Panacea Campista .




O rito do Peru Bêbado em véspera do Natal, expressão usada pelo Dep.Fed Anthony Garotinho, “Oposição em Campos está parecendo peru bêbado” blog do Garotinho, referindo-se ao bate-cabeça dos políticos oposicionistas de nossa região.
Não é novidade o pensamento de políticos no que se referem à oposição nesse país.

— Fernando Henrique Cardoso também atacou ao Lula usando uma expressão sobre o que chamou de tentativas do governo federal para abafar escândalos. Fernando Henrique disse que 'ninguém abafa mais nada no País porque hoje o povo sabe e sente'. Em um pronunciamento de ataque ao governo federal, o ex-presidente disse que o País está sem rumo, tal qual 'peru bêbado em dia de carnaval'.
De certo o Dr. FHC, intelectual de carteirinha cometeu um pequeno erro de data, mas irrelevante o descuido.
— Nossas pesquisas sobre o assunto ” Peru Bêbado” nos levou a um passeio pelo nordeste brasileiro no início do século XX onde pela etimologia popular (ou pseudoetimologia) é frequente associar a origem da palavra "forró" à expressão da língua inglesa for all (para todos). Para essa versão foi construída uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado "forró" pelos nordestinos. Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco por Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada nessa cidade.
Todos trazendo em sua bagagens culturais a comemoração do “Thanksgiving”.
— Por se tratar de um feriado litúrgico, a ceia de Thanksgiving tem muita semelhança com a de Natal. Essa é uma das explicações para o fato do peru recheado ser o prato principal em ambas as datas. E por se tratar de um ritual de agradecimento pela fartura do ano, o milho, as abóboras, e as folhas de centeio, por exemplo, são tradições trazidas da Europa pelos colonizadores britânicos, que comemoravam a época de colheita com uma farta janta.
— A Cachaça foi incorporada como ato de despedida do nobre amigo que seria ofertado. Um gole pro Peru, um gole pro Santo e um gole pro dono da ave.
— Há relatos que em muitas carraspanas acabaram por gerar o indulto da ave, tamanho o porre dos três referidos participantes.

Tentativa de se explicar a história a parte, fato é que o orgulho frente à causa social e política nesse nosso país, principalmente em “Campos, minha cidade, meu amor” levará nossa cidade ao caos.
Nossos políticos de oposição ou de situação não estão nem de perto atentos ao precipício social que estão a conduzir essa população cega e alienada.
A massa evolutiva, a marcha progressista, a globalização e todas essas nomenclaturas futurística servem tão somente para entorpecer-nos tal qual cachaça goela abaixo do peru natalino.
Vibramos com novos shoppings e suas vitrines reluzentes, desfilamos carros e mais carros.
Importados, nacionais de todas as cores e valores, carros que nascem da ilusão capitalista que nos oferece como parteira, financiamentos a perder de vista.
Enquanto o cidadão da comunidade reza pela cesta básica de uma instituição de caridade qualquer, para alimentar seus rebentos, nossos políticos se refastelam com seus perus e whisky´s.
Somos responsáveis por cada cidadão carente nesse país, por cada miserável que existe, por cada esfomeado, aculturado, mal educado social.
Nossa evolução moral nos remete ao limbo.
Católicos, evangélicos, espíritas, ateus, hindus, budistas, todos nos debruçamos em nossas indulgências, à parte do miserável.
Contentem-se com suas riquezas mundanas, pois Caronte, já está com sua gôndola preparada para atravessar o Rio Estige.
Espero que cada político dessa cidade, oposição ou não, coloque seu óbolo por debaixo da língua, para não correrem o risco de vagarem por 100 anos.
Viva a democracia!
Democracia e a ignorância dos aculturados e apolíticos desse nosso país.

Nenhum comentário: